I VERESK Simpósio Brasileiro-Russo-Germânico – Teoria histórico-cultural: história e atualidade / 05, 06, 07 e 08 de agosto

O Evento:

O I VERESK reunirá pesquisadores que desenvolvem estudos sobre a teoria histórico-cultural, professores e estudantes vinculados a diversos Grupos de Pesquisa de diferentes campos do conhecimento e de outros países para debater a trajetória histórica e a atualidade da teoria histórico-cultural.

O nome VERESK foi escolhido em homenagem à revista de arte editada por Vigotski em 1922. Seu principal objetivo era reunir os atores, artistas plásticos, músicos, poetas, escritores e chamar a atenção para as questões da arte. A revista intitulava-se VERESK e a epígrafe trazia a seguinte explicação: “O veresk sobrevive no solo mais infértil e prepara este solo para as plantas mais exigentes” (VIGODSKAIA e LIFANOVA, 1996, p. 54).

Pode-se fazer um paralelo com a teoria histórico-cultural que sobreviveu às intempéries em diferentes momentos de sua história, mas sobreviveu e até hoje continua pautando pesquisas científicas no campo das Ciências Humanas no mundo todo.

Convidados:

Para o I Veresk serão convidados professores do Brasil, da Rússia e da Alemanha com experiência em pesquisas acadêmicas que têm como base os trabalhos de Vigotski, Luria, Leontiev, Elkonin, Bojovitch, Zaporojets, Slavina, Levina, entre outros.

Apoio:

Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Faculdade de educação Tecnológica do estado do Rio de Janeiro – Faeterj

Realização:

Núcleo de Tradução, Estudos e Interpretação das obras dos representantes da Teoria histórico-cultural/NUTHIC
Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância/GRUPEGI
Núcleo de Infância e Cultura/NEIC
Grupo de Pesquisas em Psicologia da Infância/GPPIN

Instituições co-participantes:

Universidade de Siegen (Alemanha)
Universidade Russa de Humanidades (RGGU/Moscou)

 

rodape

Deixe um comentário