Currículos dos Convidados

Guenadi Kravtsov graduou-se em Psicologia pela Universidade Estatal de Moscou. Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia pela Academia Russa de Formação e é Presidente do Conselho Dissertativo das ciências psicológicas do Instituto de Psicologia da Universidade Russa de Humanidades.

Dedica-se a pesquisas no campo da Psicologia Infantil, Bases psicológicas de elaboração dos programas educacionais, Psicologia da personalidade. Ministra, entre outras disciplinas, Psicologia da Personalidade, Bases Metodológicas da psicologia, A abordagem histórico-cultural na psicologia. Tem mais de 70 trabalhos científicos publicados.

Elizabeth Tunes possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1971), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é pesquisador associado da Universidade de Brasília e professora do Curso de Psicologia do UniCEUB.

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento científico e conhecimento escolar, relação professor-aluno, aprendizagem e desenvolvimento, desenvolvimento psicológico atípico e deficiência mental.

Elena Kravtsova graduou-se em Psicologia pela Universidade Estatal de Moscou, Doutora em Educação pelo Instituto de Desenvolvimento da Personalidade.

Dedica-se a pesquisas científicas no campo da Psicologia do desenvolvimento e de idades. Ministra as disciplinas Psicologia da Personalidade, Bases Metodológicas da psicologia, A abordagem histórico-cultural na psicologia, entre outras. Atualmente, é Diretora do Instituto L.S.Vigotski da Universidade Russa de Humanidades. Tem muitos trabalhos científicos publicados no campo da psicologia e da educação.

Bernhard Maria Johannes Fichtner possui Doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Bielefeld. Bolsista do Estado de Westfalia (72/74); Foi professor da Escola Erich Klausener na cidade de Herten – Westfalia (68/69); Professor do Instituto de Formação de Adultos na cidade de Munster – Westafalia (69/71); Diplomado para a Qualificação do Ensino Superior pelo Estado de Westfalia com “summa cum laude” nas disciplinas de Letras e Filosofia (1971); Pesquisador colaborador na pesquisa empírica “Universidades de Reforma na Alemanha” – DFG e Universidade de Mannheim (74/75); Professor Assistente na cátedra de Pedagogia Geral na Universidade de Siegen (1975); Tese de doutoramento em Pedagogia.: “A relação entre as estrutura de conhecimento e de aprendizagem” (summa cum laude) (1976); Exame de Habilitação como catedrático na Universidade de Siegen na Faculdade de Ciências da Educação. (“Aprendizagem e atividade de Aprendizagem – Estudos filogenéticos, ontogenéticos e epistemológicos”) 1989; Projetos de Pesquisa em colaboração com diferentes universidades européias tais como: Universidade de Bologna, Universidade Livre de Berlim, Universidade de Bielefeld, Universidade Livre de Amsterdam, Universidade de Münster, entre outras (desde 1976); Professor Titular desde 1993. Projetos de Pesquisa e professor visitante das seguintes Universidades do Brasil: Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Juiz de Fora. PUC Rio de Janeiro, Universidade Federal Campinas Universidade Federal de Niterói e outras (1993); Diretor cientifico do “doutorado internacional em educação” (DAAD) da Universidade Siegen (desde 2002).

Sergei N. Jerebtsov Doutor em Psicologia, Professor associado, Chefe do Departamento de Psicologia da Universidade Estatal de Gomel. Diretor do Centro de ajuda psicológica do Distrito Soviético de Gomel (1993-2000). Membro da Sociedade Bielorrussa de Psicologia. Dedica-se a pesquisas no campo da psicologia com base na teoria histórico cultural com ênfase nos estudos do conceito de “vivência” em Vigotski.

 

Deixe um comentário